sexta-feira, 24 de julho de 2015

REPLAY: albergues e hotéis (analogia ao Prouni na educação)

Novamente num período ocupado, recorro novamente ao REPLAY, dessa vez um vídeo de 2010. (Sim, caro leitor, eu concordo quando você diz que eu devia estar ocupado para dar pitacos sobre a conjuntura nacional, mas paciência!)


Contextualizando:

As escolhas que o PT fez são cheios de problemas e contradições. Quanto ao ensino superior, é certo que se estivéssemos sob PSDB, as universidades públicas estariam cobrando mensalidades. Um membro da equipe de Aécio, Samuel Pessôa defende isso (vide http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/07/membro-da-equipe-de-aecio-neves-defende-privatizacao-da-universidade-publica/), mas sinais disso existem há muito mais tempo. Em 2001 O então ministro da educação do governo FHC, Paulo Renato era cogitado até como presidenciável, sim, pelo PSDB mesmo. Como essa história é difícil de acreditar, até tirei um print:

Bem, como ia dizendo, em 2001 Paulo Renato estimava que em 5 ou 6 anos Brasil teria de discutir mensalidades em universidades públicas, essa entrevista está aqui: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2110200119.htm
Ou seja, por volta de 2006 ou 2007 já podia estar existindo mensalidades, se Lula não tivesse ganho. Para fomentar o debate, a Folha na semana seguinte trouxe essa matéria: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2810200101.htm
 Isso porque um dos principais argumentos a favor da cobrança era de que muitos que estudam nas universidades públicas já são ricos mesmo.

O PT traçou o caminho oposto, facilitando o acesso à universidades por meio de cotas, Prouni, Fies (este já existia antes), Ciência sem Fronteiras, etc.

Mas é um engano pensar algo como "PSDB representa o capitalismo e o PT o comunismo", pois tanto as universidades públicas quanto privadas foram beneficiadas, esse é o "comunismo" do PT, tentar fazer um governo de todos, e ao invés de deixar as instituições privadas falirem pela própria lógica capitalista do mercado, ajuda também as privadas, é isso que mostramos nesse vídeo.
 

Nota adicional

Na entrevista de 2001 o Paulo Renato conta que foi xingado pelos grevistas das universidades federais, e que ia processar:
Atualmente quem é xingado são os petistas (de http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2015/07/1653448-guido-mantega-processara-empresario-que-o-xingou-em-restaurante.shtml):

Nenhum comentário:

Postar um comentário